Estas são as imagens da última montagem do Curral de Peixes na praia referenciada pelo seu nome: Praia do Curral. Hoje em dia, mais conhecida por Praia dos Golfinhos.
Era morosamente refeito a cada ano, com uma notável seleção de cipós de diferentes bitolas. Ora como estrutura, ora como amarras, arquitetavam um engenhoso labirinto de pesca compactuando com as marés.
Apenas três veneráveis senhores ainda concluíram este último curral, mais pela força do hábito e tradição, há cerca de 15 anos. A grande variedade de peixes foi se extinguindo não compensando mais tanto esforço. As novas gerações se esquivaram ao rigoroso legado do curral de Pipa.
Outra preciosa expressão artesanal da comunidade pesqueira primitiva de Pipa, neste caso exercida por mulheres, é o bilro. Dá para contar numa das caprichosas e pacientes mãos de suas rendeiras quem ainda exerça o ofício. Suas netas não se interessaram.
Os novos ventos também tornaram os poéticos barcos espécies em vias de extinção. Cada vez mais os motores ocupam a popa das ainda artesanais embarcações de madeira.
Quando recolhidos para restauração, tem o casco queimado para remover a tinta antiga, depois são calafetados com cipós e uma tinta cor de sangue, antes de ganharem novas cores.
Quem quiser visualizar estas imagens hoje em dia tem que puxar conversa com os antigos.